História de Cravinhos

Publicado originalmente no site/blog Cidade de Cravinhos http://cidadedecravinhos.blogspot.com/

Cravinhos - dados, informações e localização.

A cidade surge com a expansão do ciclo cafeeiro no planalto ocidental paulista. O ano do surgimento ficou sendo 1.876, a criação do distrito ocorreu no ano de 1893 e ganhou statos de cidade apenas quatro anos depois, em 1.897.
No final do século XIX e início do século XX a cidade apresentou um significativo crescimento, possuiu seis estações ferroviárias e algumas das maiores fazendas de café do Brasil se localizavam no município. Com o passar do tempo, o crescimento de Ribeirão Preto ofuscou o desenvolvimento da cidade que praticamente estagnou seu crescimento urbano.
Atualmente a cidade possui característica industriais, estão instaladas no município empresas de grande porte de projeção nacional, mas a agropecuária ainda é muito relevante. Em especial a cultura da cana-de-açucar e o tomate.
Cravinhos, como muitas cidades, possui uma região central bem equipada com estrutura urbana eficiente (coleta de lixo regular, arborização, praças em bom estado, etc.) e uma perifieria, em especial a zona oeste da cidade, com alguns detalhes para resolver (limpeza pública deficitária, praças mal cuidadas e abandonadas, etc.)
Pequena evolução populacional.
1991 - 22.561;
1996 - 23.922;
2000 - 28.411;
2007 - 29.377;
2009 - 30.849;
2010 - 31. 688.
Dados econômicos.
PIB total 296.765 mil reais.
Valor adicionado na agropecuária 34.365 mil reais;
Valor adicionado na Indústria 90.630 mil reais;
Valor adicionado no Serviço 171.770 mil reais;
PIB per capita 10.185 reais.
(IBGE, 2006)
A fundação SEADE, em pesquisa de 2000-2002, classificou o município no grupo 4, que segundo a fundação significa "Cravinhos apresentou melhora no indicador de escolaridade, mas ainda insuficiente para atingir a média estadual. No indicador de longevidade, manteve-se acima da média do Estado, e no indicador de riqueza municipal, permaneceu abaixo da média estadual." (Fonte: SEADE)
Veja perfil completo do munícipio na site oficial da Fundação SEADE. Clique AQUI.

Localização
Nordeste do estado de São Paulo, região administrativa de Ribeirão Preto. Clique aqui e veja no google.

Distância entre Cravinhos e algumas cidades de do estado de São Paulo.
Ribeirão Preto (via Anhangüera) 22 Km;
Bauru (via Rod. Antônio Machado Santana/Rod. Com. João Rib. de Barros/ 202 Km;
Campinas (via Anhangüera) 205 Km
São José do Rio Preto (via Anhangüera/Rod. Armando Sales de Oliveira/ Rod. Assis Chateaubriand) 207 Km;
São Paulo (via Anhangüera) 291 Km;
Serrana (via Rod. Ângelo Cavalheiro) 22 Km;
Santos (via Anhangüera/Bandeirantes) 363 Km;
Porto Ferreira (via Anhangüera) 67 Km;
São Carlos ( via Rod. Antônio Machado Santana) 93 Km;
Pirassununga (via Anhangüera) 85 Km;
Araraquara (via Rod. Antônio Machado Santana) 79 Km;
Jaboticabal (via Anhangüera/ Rod. Attilio Balbo/ Rod. Carlos Tonani) 79 Km;
Franca (via Anhangüera/Rod. Cândido Portinari) 108 Km;
Sertãozinho (via Anhangüera/ Rod. Attilio Balbo) 43 Km;
Bebedouro (via Anhangüera/ Rod. Armando Sales de Oliveira 102 Km;
Barretos ( via Anhangüera/ Rod. Attilio Balbo/ Rod. Armando Sales de Oliveira) 143 Km.
Fonte: DER apud FREITAS, Alexandre de. Cravinhos: contribuições históricas e geográficas. Edição do autor, 2008. [obra não publicada].
Histórico.
Abaixo leia o trecho retirado na íntegra do livro: Cravinhos: contribuições históricas e geográficas.
"O núcleo que deu origem a Cravinhos.A região onde hoje se localiza a cidade de Cravinhos por volta do último quartel do século XIX era ocupada por várias fazendas de café, em especial uma que se chamava Cravinhos com extensão de 800 alqueires. Foi essa fazenda que deu nome ao município.
O professor Francisco Gomes em seu livro escrito em 1922 “Cravinhos: historico, geographico, commercial, agricola”; talvez tenha dado a maior contribuição para resgatar a história do município. Muitas publicações que se seguem sobre Cravinhos a fonte principal é esse livro, o qual também nos serviremos dele.
Segundo o professor Francisco Gomes quem deu início ao núcleo urbano que se tornou a cidade de Cravinhos foi o Dr. Luiz Pereira Barreto. Intelectual fluminense formado na Bélgica e de família possuidora de importantes propriedades em Resende-RJ onde se plantava café, veio residir em Jacareí por volta de 1869 com a intenção de procurar propriedades para iniciarem a cultura do café em terras do oeste paulista.
Depois de seis anos que o Dr. Luiz Pereira Barreto estava em Jacareí outros membros da mesma família vieram do Rio de Janeiro para auxiliá-lo na busca por terras onde pudessem iniciar com sucesso a plantação do café. Dentre os nomes que o acompanharam temos: Cel. José Pereira Barreto o decano dos irmãos, os irmãos, também da família dos Barreto, Miguel e Francisco, os filhos desses, Luiz e Bizinho e o sobrinho Antônio de Paulo Ramos. Essas pessoas ao se encontrarem com o Dr. Luiz iniciaram uma longa jornada por terra de São Paulo e Minas Gerais a procura de terras que lhes proporcionasse o empreendimento desejado. Nessa jornada passaram por várias localidades como: Camanducaia, Ribeirão do Fundo, povoado das Antas e Ouro Fino essas em Minas Gerais, depois, em território paulista, passaram por Espírito Santo do Pinhal e ficaram por um tempo em Casa Branca.
Em Casa Branca saíram à procura de terras em companhia de José Hippolito de Carvalho, apesar de conhecerem muitas fazendas de café na região e terem constatado a qualidade da terra que proporcionava excelente produção resolveram seguir para região de Ribeirão Preto, aconselhados pelo mesmo José Hippolito, que lhes disse para procurar a fazenda conhecida como Cravinhos. E assim fizeram.
Partiram de Casa Branca e foram para São Simão onde conheceram mais propriedades constatando a fertilidade do solo da região. Dali foram conduzidos por Joaquim Negrão até a fazenda Cravinhos indicada por José Hippolito. Ao chegarem a dita fazenda ficaram deslumbrados com as terras que viram, entram em contado com Antônio Caetano iniciando as negociações que não tardaram, adquiram os 800 alqueires da fazenda Cravinhos por 36:000$000. As terras adquiridas compreendiam as fazendas Cravinhos e Jandaia, onde se assenta o sítio urbano da cidade, em suas redondezas havia a fazenda Canta Gallo, com 80 alqueires inexplorados, que não entrou na primeira negociação mas foi adquirida depois por 600$000. Os documentos da aquisição dessas propriedades foram passados em Franca e após as negociações os Barretos dirigiram-se para sua terra natal.
Os Barretos voltaram para a fazenda Cravinhos em novembro de 1876 e iniciaram, agora com um maior número de escravos, a derrubada das matas para dar início a plantação de café. Segundo o Prof. Francisco Gomes, esse mês e esse ano são os marcos do surgimento de Cravinhos. Porém, ainda o autor referido, ressalta que desde 1862 havia gente plantando café nas fazendas da região.
Em agosto de 1879, segundo nossa fonte, a fazenda Cravinhos já possuía muitos pés de café plantados pelos Barretos e nessas fazendas já havia alguns prédios. No ano de 1881 a localidade já era cortada por uma estrada de rodagem e muitas pessoas chegaram à região atraídas pelos artigos que Dr. Luiz Pereira Barreto escrevera na capital do estado, onde destacava a fertilidade das terras da região. No mesmo ano, com a chegada do engenheiro Dr. Santos Lopes, da Mogiana, responsável pelo traçado da ferrovia, Miguel Barreto mandou construir um prédio, que seria o primeiro da cidade e serviria de moradia para o Dr. Lopes, e uma olaria. Essas construções ficavam onde hoje se encontram as ruas 15 de novembro, Bernardino de Campos, Cesário Motta e Tiradentes.
Os Barretos se empenharam em contribuir com a picada que levariam os trilhos até Cravinhos, com oito escravos e até a estação foi construída por eles e foi em 1883 que:
“ Finalmente a 23 de novembro [...] entre calorosos vivas dos primeiros habitantes, estruge demoradamente o silvo da locomotiva, anunciando triunfalmente a ligação de Cravinhos á capital do Estado, pela Estrada de Ferro Mogiana.
A estação construída às expensas do Dr. Luiz Pereira Barreto, resumia-se num pequeno e acanhado prédio [...]” (GOMES, F. p.16)

Uma região que vinha se definindo como grande produtora de café quando se liga à capital e ao principal porto de exportação do país está plantada a célula inicial para o surgimento da cidade.
Pelo que vimos até agora sobre Cravinhos, foi com a chegada dos trilhos que realmente começaram a aparecer algumas construções que iriam caracteriza-se como um povoado que se tornaria cidade.
Ainda diante de nossas análises, percebemos que Cravinhos não surgiu como povoado de uma doação de patrimônio como muitas cidades surgiram por essa época. Ribeirão Preto e São José do Rio Preto são exemplos, entre tantos, de cidades que surgiram ao redor de uma capela cuja área fora doada para a igreja. Parece que apesar de haver alguns prédios nas fazendas que formaram o município, o núcleo central, que caracteriza (ou pelo menos incentiva) o surgimento de uma cidade, deu-se em torno de uma estação ferroviária. Uma capela, a mais antiga da cidade (1888), serviu de primeiro centro religioso da localidade, essa capela era particular e a estudaremos em linhas adiante neste livro.
Tudo indica que depois da estação Cravinhos caminhou com passos mais longos. Vejamos algumas datas significativas elencadas pelo Prof. Francisco Gomes:

“27 de abril de 1893 – criação do Distrito de Paz, por lei nº 125.
22 de julho de 1897 – Elevação a município por lei 511.
[...]
30 de janeiro de 1898 – Instalação da primeira câmara.
18 de março de 1898 – Criação da Paróquia de Cravinhos.
2 de outubro de 1900 – Lançamento da primeira pedra da Igreja Matriz.
12 de março de 1904 – É instalada a fábrica de macarrão de
Sylvio Aldinucci.
21 de fevereiro de 1905 – Inaugura-se a imprensa com a publicação de ‘O Cravinhos’.
23 de junho de 1905 – Inauguração da Igreja Matriz.
12 de outubro de 1909 – É instituído o grupo escolar João Nogueira.
[...]
20 de dezembro de 1913 – Inaugurado o Eden Theatro.
1 de novembro de 1914 – Foi inaugurado o mercadão municipal.
[...]”
(GOMES, F. pp. 20-21).
Fonte:
FREITAS, Alexandre de. Cravinhos: contribuições históricas e geográficas. Edição do autor, 2008.pp 14-19. [obra não publicada].

Formação administrativa do município.
"FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Cravinhos, por Lei Estadual no 125, de 27 de abril de 1893, no Município de Ribeirão Preto.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Cravinhos, por Lei Estadual no 511, de 22 de julho de 1897, desmembrado de Ribeirão Preto. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 30 de janeiro de 1898.
Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.
Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de Cravinhos se compunha do Distrito Sede.
Lei Estadual no 1316, de 28 de agôsto de 1912, cria o Distrito de Serrinha e incorpora ao Município de Cravinhos.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Cravinhos compõe-se de 2 Distritos: Cravinhos e Serrana (ex-Serrinha).
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto­lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Cravinhos pertence ao termo judiciário de Ribeirão Preto, da comarca de Ribeirão Preto, e se divide em 2 Distritos: Cravinhos e Serrana (ex-Serrinha).
No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1945, o Município de Cravinhos é composto dos Distritos de Cravinhos e Serrana, e pertence ao termo de Ribeirão Preto, da comarca de Ribeirão Preto.
Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembra do Município de Cravinhos o Distrito de Serrana.
Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Cravinhos ficou composto dos Distritos de Cravinhos e Serrana, e pertence ao termo e comarca de Ribeirão Preto.
Figura no quadro territorial para vigorar no período de 1949-1953, apenas com o Distrito Sede.
Assim permanece no fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953, para 1954-1958.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
"
Fonte: IBGE