quarta-feira, 6 de julho de 2011

O legislador.

"O legislador, sob todos os aspectos, é um homem extraordináriao no Estado. Se o deve ser pelo gênio, não o será menos pelo ofício. Este não é magistratura, nem é soberania. Tal ofício, que constitui a república, não pertence à sua constituição, por ser uma função particular e superior que nada tem de comum como o império humano, pois, se aquele que governa os homens não deve governar as leis, o que governa as leis não deve também governar os homens: de outra forma, suas leis, instrumentos de suas paixões, frequentemente não fariam mais do que perpertuar suas injustiças e jamais ele poderia evitar que pontos de vista particulares alterassem a integridade de sua obra."
Jean Jacques Rousseau (1712 -1778).
O pensamento do magnifico filósofo que viveu no século XVIII é dotado de uma contemporaneidade que assombra. Oxalá se todos pensassem assim!
Temos que ter a coragem necessária para atuar sem medo, conforme nossos princípios e em favor do povo. Não tem sentido legislar com interesses que partem de cima para baixo. O papel de um vereador é dar vez e voz ao cidadão, aqueles que muitas vezes só são notados em época de política.
Democracia plena, verdadeiro e extremo valor, traduz-se em transparência nas atitudes, nas ações coerentes e na capacidade de dialogar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário