domingo, 10 de julho de 2011

Trânsito caótico em Cravinhos.

Foto: Robert F. Bukaty/AP

§ 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
§ 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.
Acima temos o primeiro e o segundo parágrafo do código nacional de trânsito neles fica claro que a utilização das vias por pessoas, animais e veículos isolados e/ou em grupos evolvendo parada, estacionamento e operação de carga e descarga deve ser feito em condições de segurança. E ainda, cabe ao órgão competente (município no caso) adotar medidas de assegurar tais direitos.
Não é bem isso que vemos na cidade de Cravinhos. A começar pelo evidente falta de sinalização horizontal e verticar que causa um grande embaraço nos motoristas e pedestres, cruzamentos perigosos onde, em alguns casos, não há sequer uma sinalização que oriente os motoristas. Mas o problema vai além.
Existe uma falta de educação por grande parte de pedrestres e motoristas da cidade, diga-se de passagem, em camparação com demais cidades o caso de Cravinhos é emblemático. Iustra isso uma conversa verídica (com nomes trocados) que aconteceu entre um morador novo na cidade e um morador antigo, notem:
"Fábio, novo na cidade, ficou impressionado com pedrestres e ciclistas que andavam no meio da rua e entravam na frente dos carros, questionou ao seu José perguntando-lhe por que as pessoas aqui não respeitavam o trânsito e ouviu: aqui é assim mesmo. Costume do povão. Fábio perguntou: e quando eles vão a São Paulo, entram na frente dos carros também? Seu José disse: não, aí não né."
O trânsito depende não só dos aspectos legais que valem em todo território nacional, sua qualidade reflete a educação dos cidadãos de uma cidade. Nota-se em Cravinhos que pedestres entram na frente de carros em cruzamentos, obrigando motoristas a pararem às vezes bruscamente, ciclistas andam um ao lado do outro impedindo que carros ultrapasse-os, carros que param em fila dupla muitas vezes para deixar seus filhos nas escolas, um péssimo exemplo de educação. Há casos em que se estacionam sobre as calçadas impedindo a passagem de pedestres e alguns casos assombrosos - pessoas que param o carro no meio da rua para conversar com pedestres.
A proposta seria uma campanha abrangente envolvendo o poder público, polícia militar e as escolas da cidade, não é essa a cidade que queremos para nossos filhos.   
Fonte: Cravinhos Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário