segunda-feira, 20 de junho de 2011

O que faz um vereador?

É muito comum eu ser abordado por algumas pessoas que às vezes me cobram algo pela minha condição de vereador. Notadamente elas desconhecem as funções do vereador que elas elegeram. Para tentar esclarecer algumas dúvidas, eis abaixo um texto interessante:
"Os Vereadores são agentes políticos investidos de mandato legislativo municipal. São a força representativa do povo participando das atribuições da Câmara Municipal, através de mandatos de quatro anos. Os vereadores buscam os subsídios, que pautam sua atuação no Legislativo, nas reivindicações da população.
O Vereador, pelo contato direto com a comunidade ou com entidades que representam a sociedade organizada, avalia as necessidades de caráter local, tais como, saneamento básico, educação , moradia, transporte coletivo, uso do solo, coleta de lixo, iluminação pública, sistema viário, combate à poluição, proteção ambiental, serviço funerário e cemitérios, entre outras, e as denúncias quanto à prestação dos serviços públicos. Também busca, pelos instrumentos competentes, a solução para os problemas e carências existentes no município.
Esta forma de trabalho, atendendo a comunidade, investigando denúncias, fiscalizando o Poder Executivo e procurando sempre melhorar o funcionamento do Legislativo, tem trazido bons resultados e o respaldo da população.
Ao Vereador compete ainda: participar de todas as discussões e votar nas deliberações do Plenário; votar na eleição da Mesa Diretiva; apresentar proposições que visem ao interesse coletivo; concorrer aos cargos da Mesa Diretiva e participar das Comissões; e usar da palavra em defesa das proposições apresentadas que visem o interesse do Município, ou em oposição as que julgar prejudiciais ao interesse público."
(Fonte:Prefeitura Municipal de Tijuca do Sul-PR
A Revista Veja, em sua edição online, traz significativa reportagem no modelo de perguntas e respostas que também podem ser úteis para esclareceu dúvidas pertinentes.
Saíba mais acessando o link abaixo.

Um comentário:

  1. Nobre vereador, tenho acompanhado esse seu BLOG e vejo como uma ferramenta util para que os eleitores fiquem sabendo de alguma coisa ou varias coisas que acontecem e não tem como acompanhar. Vejo que varias pessoas tem ofendido a sua pessoa com palavras e xingamentos, mas pode ter certeza essas pessoas estão incomodadas, pois caso aconteça algo diferente do que se espera, perderam a boquinha de mamar na Prefeitura ou algum orgão Municipal, isso tudo com a conivencia das pessoas que deviam cuidar do dinheiro publico, muito bem diga-se de passagem. Continue com sua tragetoria pois não o vejo aqui como um Denunciador, mas uma pessoa eleita pelo povo e que traz informações para estes que o elegeram. Ha varios casos, mas infelismente não tem como se provar e sei que você esta ciente e sabe do ocorrido, como, no caso do vereador veneninho (vendeu-se por algusn miseros litros de veneno), vereador prostituto (aqueles que se venderam por R$ 2.000,00 para votar a reeleição do Presidente da Camara). Não desista, afinal acredito que Cravinhos, São Paulo, Brasil e o Mundo ainda tem jeito. Sucesso e te aguardo como um concorrente a Prefeitura de Cravinhos

    ResponderExcluir