segunda-feira, 20 de junho de 2011

A polêmica das contas do ex-prefeito de Cravinhos.

Meu papel como legislador nessa cidade é coerente com os principios legais. Dentre eles, e talvez um dos mais importantes, é fiscalizar o poder executivo. Sempre com coerência e visando o bem da população.
Diante disso fiquei indignanado com da pouca evidência (ou nenhuma) que a mídia local e regional deu as contas do ex-prefeito da cidade de Cravinhos. 
Algumas contas do ex-prefeito de Cravinhos,   José Carlos Carrascosa dos Santos (Boi), foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas o fato foi pouco divulgado na cidade. A mídia tradicional de Cravinhos não costuma publicar fatos que possa desagradar personalidade de influência política.
Não podemos confundir a pessoa do ex-prefeito, o cidadão   José Carlos Carrascosa dos Santos, com a sua administração, que envolve vários procedimentos que vão além de decisões pessoais. Além disso, ter contas reprovadas não é necessariamente sinal de corrupção e mal uso do dinheiro público. Contas reprovadas podem revelar algum discuido nas formas e procedimentos com  o gasto do dinheiro público.
Analisar essas contas, discutir com a população, dar explicações é o que cidadãos politizados e conscientizados esperam.
A tentativa de discutir com a população sobre as contas reprovadas foi tolhida na cidade. Os vereadores, companheiros de trajetória, aprovaram-nas. Eu fui a exceção. Gostaria que a população tivesse comparecido, gostaria de ter levado o caso a público, mas não foi possível.
Surpresa.
No blog Cravinhos Online, administrado pelo Prof. Alexandre, foi publicado algo sobre as contas rejeitasdas do ex-prefeito. O conteúdo dava publicidade a um panfleto que teve pouca abrangência na cidade, o qual falava das contas do ex-prefeito. O post foi publicado em maio e nesse final de semana não era mais possível acessá-lo. Por conhecer o Prof. Alexandre, pergutei-lhe o que tinha acontecido e ouvi: o Boi pediu para que eu tirasse do blog.
Achei estranho! Sei que o Boi não tem nada a esconder, conheço-o, mas porque o medo de divulgar uma decisão do Tribunal de Contas?
Ora pro nobilis  
  

26 comentários:

  1. Realmente a mídia de Cravinhos não costuma publicar fatos que possam desagradar personalidade de influência política, vc mais do que ninguém tem consciência disto, quando em muitos deles vc era a personalidade envolvida, diga-se de passagem fatos vergonhosos estes os dos últimos tempos e que a mídia de Cravinhos a que vc se refere sequer fez menção quanto aos escândalos à que sua pessoa deu causa.

    ResponderExcluir
  2. Fácil criticar difícil é ser o BOI.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela sua coragen,voce foi muito valente de ter votado contra a aprovação das contas do antigo Prefeito,tem vereador em Cravinhos que sempre foi contra o prefeito e voltou a favor, este sim que temos que ficar de olho nele, por que ele votou a favor? mudou seu voto de ultima hora

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o jornal local não publicou nada Porque tem muito a ver com o ex Prefeito,eles so publicam coisas que são interassantes a eles,
    mas ficamos sabendo atravez dos jornais da qui de Ribeirão Preto,não adianta escondre nada a verdade sempre aparece,Parabéns, Vereador Marquinho,pela sua coragen e Bravura,voce fez sua parte
    VALEU!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marquinho. Uma das maiores conquistas da nossa sociedade foi a liberdade de expressão.Mentes livres, povo livre. É disso que precisamos.
    Temos que seguir. Medo não há!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Ola Marco Antônio Capecci Ribeiro, sou morador de Cravinhos a muito tempo e não podemos pensar como antigamente "ele rouba mas faz" frase antes citada ao então governador Paulo Maluf. Temos que ter pessoas que pensem no bem estar da população como um todo, pois se for pra levar vantagem com o cargo que ocupa abra uma empresa e va ter sucesso com o seu negocio e não com o de uma população...Digo isso não so ao Ex-prefeito e possivel candidato unico ao cargo nas proximas eleições, mas a todos os que são convidados a trabalhar com ele... Vejos que politicos do interior estão aprendendo a forma errada de trabalhar com o dinheiro publico igual aos que temos em Brasilia, ja que a unica coisa que teriamos pra nos ajudar e defender "O PODER JUICIÁRIO" hoje em dia é facilmente comprado e manipulado por estes que se julgam "PODEROSOS" ... Peço a população que abram o olho e votem no MENOS RUIM, ja que é dificil até as estes identificar e encontrar em meio a tantos "INCOMPETENTES" ao cargo... Pena que votar ainda é obrigatorio em plena democracia, mas fazer o que.. Enquanto nos portarmos como carneirinhos os lobos estaram a solta e fazendo muito estrago.. Parabens Marquinho pela coragem e iniciativa, pois assim podemos saber de muitas coisas erradas e que não é passada á população.. Sei que existe muitos outros casos e gostaria que mostrasse ao povo com quem estamos lidando..

    ResponderExcluir
  7. Ola Vereador Marquinho,em Primeiro lugar gostaria de comprimentar pela sua coragen,seu voto foi muito importante,para que a cidade de Cravinhos tomace conhecimento porque a promotoria de Cravinhos não aprovou as contas do Sr Boi e os Vereadores aprovarão
    Parabéns Veredor

    ResponderExcluir
  8. OLA TAL MARQUINHO, VC É UM VERDADEIRO IMBECIL, AS CONTAS NAO TIVERAM DOLO OU SEJA NAO TEVE ROUBO, FOI UM ENTENDIMENTO DO TRIBUNAL DE CONTAS, ALIAS PESSOAS QUE FICAM EM SAO PAULO SEM SABER DA CIDADE ONDE ESTAO ANALIZANDO SOMENTE NUMEROS, A CONSTRUÇAO DE UMA QUADRA DENTRO DA ESCOLA NAO SÓ BENEFICIOU AOS ALUNOS DAS CRECHES COMO A POPULAÇAO EM GERAL É NISSO QUE TEMOS Q NOS PREOCUPAR, AGORA O SENHOR DEVERIA DAR ENFASE NO QUE VC FEZ C SUA EX ESPOSA, O SEU TELHADO É BEM GRANDE E COM UM VIDRO ENORME, E TAMBEM A SOCIEDADE DEVERIA SABER DISSO, ENTAO NAO TOQUE NO INTOCAVEL MELHOR PREFEITO QUE CRAVINHOS JA TEVE ACORDE MEU AMIGO

    ResponderExcluir
  9. Ola tal marquinho , se voce estivesse falando da vida pessoal do ex prefeito , tudo bem ! mas você esta mostrando prova do tribunal de contas . Estou de acordo com você , se formos falar da vida pessoal do ex prefeito ... pelo amor deus de hein ?! "Don Juan". Deixa os "puxas sacos" se doerem . É isso ae Marquinho , Parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir
  10. Em pleno século XXI, lê-se pessoas propondo que existe figuras políticas intocáveis!? Que absurdo! Lembrei-me do clássico filme "Os intocáveis" que se baseou na máfia de Chicago.
    No mundo atual todos somos tocáveis. Em especial os políticos, que tem o dever se zelar pelo que é público, administrando da forma mais coerente possível.
    Parabéns Marquinho.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Marquinho. A população Cravinhense é carente de político como você; político que não tem "rabo preso"; político que zela pelo bem estar do povo. Quando se esta no poder, só se pensa em levar vantagem, é oque vem acontecendo. Esta chegando a hora da mudança, para isso o povo precisa ficar alerta e abrir os olhos na vez de votar. Quanto aos "puxa sacos", se não existissem não teria graça, hahaha

    ResponderExcluir
  12. É, será que a nossa cidade precisa mesmo de pessoas como você? Muito engraçado você que se julga amigo do povo nos revelar essa história só agora, se é que é verdade né, vai saber se isso não é um método de ganhar a próxima eleição, não sei! Só sei que já chega de pessoas que sempre fazem as mesmas coisas, que são sempre as mesmas, que são sempre sujos, que são sempre mentirosos, que são sempre velhos e que ainda por cima abusam da inocência dos povos carentes de educação, lar e alimentação! Muito bonito da sua parte essa coragem de dizer, mas a falta de personalidade de assumir o cargo e FAZER acontecer assim como o nosso ex prefeito foi capaz! Ele pode ter um milhão de defeitos, assim como você, como eu, como todos nós, mas foi o ÚNICO que conseguiu transformar Cravinhos! Agora, antes de falar das outras pessoas você poderia olhar no espelho e enxergar os rastros que deixou, e ainda deixa, e olha que não foram os mais agradáveis não em, e em relação aos SEUS "puxa-sacos" deixa eles se enganarem pelo que vêem, vai ver eles ainda estão envolvidos nas suas mentiras esperando pelo golpe final! HAHAHA

    ResponderExcluir
  13. Quando pessoas se referem a um ex-prefeito como:"mas foi o ÚNICO que conseguiu transformar Cravinhos!" nota-se aí uma certa fragilidade intelectual e política.
    Não estamos (pelo menos em tese) vivendo num regime absolutista. As ações de um prefeito são reflexos de toda sua equipe e inclui-se aí o poder legislativo.
    Além do mais, nota-se também pouco entendimento e discernimento quanto a separação tão saudável e necessária entre a pessoa pública (prefeito, vereador) do cidadão com suas características e maneiras de pensar, sentir e agir.
    A crítica que o Marquinho faz tem fundamento político-administrativo e não pretende, em nenhuma instância, atingir a integridade do cidadão José Carlos Carrascoza do Santos, ex-prefeito de Cravinhos.

    ResponderExcluir
  14. Juliano Martins de Lima10 de julho de 2011 às 20:34

    Olá Marco, boa noite.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do blog. É mais fácil ser vereador falando com a população apenas há cada quatro anos. Talvez sua disposição em discutir o mandato venha do fato de que não vive do salário da Câmara e, assim, não precisa dizer sim para tudo e para todos, sendo livre para dizer o que pensa. Oxalá todos os seus pares agissem assim.
    Saiba que embora nobre a iniciativa, não será fácil manter essa conduta. Sempre haverá vozes a gritar bobagens com máscara de verdade absoluta.
    Fundamental não é concordar sempre, mas abrir-se ao diálogo e demonstrar não só para dizer o que pensa, mas para ouvir o que outros pensam.
    Nem todos estão preparados para a democracia. Basta olhar neste blog para confirmar que alguns "anônimos", talvez por falta de argumentos para defender as próprias idéias, preferem atacar o diálogo. Mas notei um ponto positivo... a maioria dos "anônimos" estão entre os defensores do indefensável.
    Parto do princípio de que, o anonimato é a coragem dos hipócritas!!!

    ResponderExcluir
  15. UMA PESSOA DEVE CONHECER DEMAIS PRA SABER QUE O ENTÃO EX-PREFEITO É "INTOCAVEL", CARO COMENTARISTA, AFIAL NÃO POSSO TE CHAMAR DE AMIGO, POIS OS AMIGOS QUEREM O BEM MUTUAMENTE. ACREDITO QUE DE TUDO QUE ACONTECE NOS BASTIDORES POLITICOS VOCÊ ACHA QUE SABE ALGUMA COISA, DEVERIA SE INTERAR MAIS PRA NÃO PASSAR POR DESCONHECEDOR DE CAUSA... O QUE ESSES "POLITICOS" FAZEM, ESTÃO RICOS VISTO, A SUA, MINHA, AS NOSSAS CUSTAS, VEJA O QUANTO DE BENS COMPRARAM, PERGUNTO SE COM O SALARIO QUE RECEBEM COMO PREFEITO, VEREADORES, DENTRE OUTROS CARGOS (FAZENDAS, DIVERSOS TERRENOS, CASAS, APARTAMENTOS). SEM FALAR QUE A COISA É TÃO BOA QUE GASTAM FORTUNA PRA QUERER VOLTAR. PRA QUE?PRA NOS AJUDAR??? ACORDA POVO!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Amigo Juliano, tomo a liberdade em chama-lo assim pois o conheço, sei de sua capacidade e você também me conhece e futuramente vamos dar boas risadas e ver todas as verdades aqui colocadas. Deixo claro que os "anonimos" so assim o fazem, pois conheço muito bem o "ser humsano" e pra ser perseguido não precisa fazer nada... so colocar o nome neste BLOG...

    ResponderExcluir
  17. ...será que os caros amigos, eleitores do Marquinho da Padaria, sabem que atualmente o próprio responde a um processo pela Lei Maria da Penha, por ter agredido a então ex esposa???? Ah, sim, saiu nos noticiários né????!!!! O B.O está lavrado na delegacia!!! Sabem que colocou a mesma ex esposa para fora de casa com um filho nos braços, além de ter destrúido outro lar, da pessoa daquela que era a sua amante???? Essa a espécie e índole de político que nossa cidade precisa???? Que não tem a displicência, sequer, de zelar pela própria família???? Quer zelar pelo que chamamos de "bem público" em nome daqueles que se dizem administrados??? Faça-me o favor...é de dar nojo...

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de postar minha indignação quanto aos comentários postados neste Blog, onde algumas pessoas procuram conhecer e opinar sobre alguns assuntos (bons ou ruins) que acontecem em nosso meio politico e que algumas outras vem aqui colocar algo pessoal sobre alguns politicos. Creio que deveriamos ao inves de olhar a vida particular e falar alguma besteira, poderia dar ideias sobre os assuntos aqui abordados. Infelismente ainda temos pessoas que se preocupam com a vida particular dos outros. Uns verdadeiros "candinhas".

    ResponderExcluir
  19. Como sempre o eleitor brasileiro confunde vida política com vida pessoal.

    ResponderExcluir
  20. InfeliZmente não se escreve com ZZZZZZ anônimo do de 21 de julho????? Ah, desculpas, é o eleitor tal qual o vereador. No mais, é fato, não há como confundir a vida pessoal com a vida política, porque no final dá tudo na mesma, político como o da estirpe do nosso colega aqui não tem mesmo moral alguma, princípios nenhum, valores desconhecem, e respeito ao próximo então, não sabem nem o que é isso, e insistem em viver de aparência.

    ResponderExcluir
  21. Caro anônimo do dia 8 de agosto creio que esse BLOG foi desenvolvido com o intuito de discutir ações e condutas de alguns politicos de nossa cidade e porque não Estado e Brasil.... Não estou aqui pra ver a forma como escrevem ou discutir a indole desse ou daquele comentarista aqui postante... Mas com certeza você deve ser uma pessoa muito bem informada um PROFESSOR ou ADVOGADO, pois vejo que correção de texto e defesa de alguns politicos você conhece muito bem... Espero que esta venha ajudar a entender qual a ideia do BLOG e do vereador Marquinho. Nem todos são corretos e vejo que este vereador tambem tem as suas boas e má qualidades, mas foi o unico que tomou coragem em criar este BLOG para que a população veja o que acontece no escurinho da politica de Cravinhos.. Quem sabe na proxima vez você comenta e não fica corrigindo, assim acrescenta alguma coisa.. Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  22. Cara podem falar o que quiser o Boi é o Boi.
    rsrsrsrsr! E eu vou te falar mais: Prefeito bom igual a ele só ressuscitando o Zito Amoroso!

    ResponderExcluir
  23. graças a deus a eleiçao ta chegando boi d novo se deus quizer boi melhor prefeito do brasil a inveja mata isso e pra quem falam mal do boi e vcs que falam mal nao chegam nem no dedinho do boi boi e o boi kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Caro vereador o senhor acha que esta eleiçao será chapa unica em cravinhos ? Outra coisa muito cuidado com esse tal de Carlos Alberto q esta ao seu lado no Rotary Club de Cravinhos pq o mesmo ta usando o senhor e tambem o presidente da camara e muito mais o atual prefeito para que o lancem como candidato iludindo-o a q tenha uma boa aceitaçao e todos sabemos que o cabelim nao mostrou porra nenhuma nesses quatro anos e agora fica com esses jogos publicitarios para mascarar uma possivel pesquisa, acordem esse Carlos Alberto fez isso com todos os politicos que ja passaram por cravinhos, só que com o boi ele nao teve chances até pq o boi nao aceita esse tipo de pessoa que só vive colocando fogo ao seu lado jamais, entao segue o alerta a vcs que estao sendo iludidos por esse sujeito onde a intençao dele nao é nada alem de colocar o fran de volta na politica acordem pelo amor de deus que todos vcs ficaram falando sozinhos pois a qualquer possivel racha as pesquisas apontam a Andrea com 79 % dos votos com o apoio do boi, acordem.

    ResponderExcluir
  25. Ai nessa epoca de eleição todo mundo é corrupto todo mundo é bonzinho, incrivel! Engraçado que ninguem faz nada ao longo dos anos, quando quando chega as eleições...é lamentavel!

    ResponderExcluir
  26. É... realmente fica muito difícil em acreditar em vereadores que lutaram por benefícios próprios (também as escondidas...) como o aumento de vagas de vereadores para treze e o aumento abusivo do próprio salário e agora se dão de vitima. Isso chega a dar ânsia de vomito.

    ResponderExcluir