domingo, 10 de julho de 2011

Relações históricas entre Cravinhos e Pompéia.

Cravinhos Online.
O núcleo incial que deu início ao município de Pompéia, região de Marília-SP, foi fundado por cravinhenses.
Por volta de 1928 a cidade de Cravinhos ainda produzia quantidades significativas de café, porém a região já era considerada de produção antiga. Novos horizontes se abriam, a região que atraía pessoas naquela época era o extremo oeste paulista, como comprova a fundação de várias cidades daquela região.
O café não parou por ali, atingiu o norte do Paraná, onde fez com que surgisse e se desenvolvesse cidades como Londrina e Maringá.
Constantem quem eram os cravinhenses que fundaram Novo Cravinhos.
"Júlio da Costa Barros e outros, de cravinhos na Alta Mogiana, dirigiram-se à região onde os irmãos, Lélio e Marcelo Pizza, adquiriram terras destinadas a agricultura. Aí iniciaram a primeira plantação de café e fundaram o povoado de Novo Cravinhos. O local era dividido, praticamente, em duas propriedades: a vertente do Rio Peixe a Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda e a vertente do Rio Peixe aos irmãos Pizza.
Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda e Luis Miranda planejaram, em 1928, a formação de uma segunda vila promovendo loteamento de 250 alqueires de terras. Denominaram-no Patrimônio de Otomânia, logo substituído por Pompéia, que ainda em 1928, foi elevado a Distrito de Paz."
Fonte:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Comparem com outra fonte.
"Em 1919 Júlio da Costa Barros, Pedro Verri, Ormindo Mota, Luís Dal Monte, Luiz Scalabrini, os irmãos Pagani e outros adquiriram dos irmãos Lélio e Marcelo Pizza parte da Fazenda Guataporanga para fins agrícolas. No terreno que comprara, Júlio da Costa Barros iniciou as primeiras plantações de café cerca de três anos mais tarde. Em seguida, por determinação do proprietário da Fazenda Guataporanga, fundou a Vila de Novo Cravinhos, cujo nome foi dado em homenagem à cidade de Cravinhos (Mogiana), de onde vieram os primeiros compradores."
Fonte: http://www.acepompeia.com.br/cont_menu.php?c=historico

Nenhum comentário:

Postar um comentário