quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Trânsito em Cravinhos. O descaso evidente.


"Administrar o trânsito de pessoas e veículos de qualquer cidade, com um mínimo de segurança, requer planejamento adequado, integração com os demais serviços e órgãos municipais, conhecimento adequado das técnicas, instrumentos e normas aplicáveis, o aperfeiçoamento e a troca permanente de informações com os demais integrantes do Sistema Nacional de Trânsito." (Código de Trânsito)
O trecho acima foi retirado do código nacional de trânsito brasileiro. E com certeza ele não é aplicado plenamente na nossa cidade. Podemos evidenciar que o trânsito em Cravinhos, em determinadas circunstâncias, é um verdadeiro caos.
"§ 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação." (Código de Trânsito).
Esse primeiro parágrafo do código nacional de trânsito brasileiro, parece-me, também, que não é muito levado a sério aqui na cidade.
O que vemos são várias ruas sem sinalização, nem horizontal e nem vertical. No ano de 2009, Cravinhos registrou nos 10 primeiros meses mais de 250 acidentes de trânsito. Um número muito elevado pelo porte da cidade. (fonte). Setores da administração pública tentam culpar os usuários do trânsito - motoristas e pedestres - esquecendo-se de que:   é direito do cidadão circular por vias sinalizadas. É dever do município sinalizar as vias (...) a imprudência dos motoristas não anula a responsabilidade do município sinalizar as vias.
Acima, cruzamento muito importante em Cravinhos sem sinalização adequada.
Além do trânsito muito mal sinalizado, que é dever legal do poder público sinalizar, as contravenções no trânsito não são fiscalizadas e punidas.
Nota-se em horário de entrada e saída de estudantes, em especial nas escolas particulares (Tom Jobim e Sevime) carros que sobem na calçada, carros que param no meio da rua, estacionam em fila paralela... uma verdadeira loucura total. Sem dizer do mal exemplo para as crianças e adolescentes. A lei parece que não vigora nesses espaços.
As bicicletas em Cravinhos andam como e onde querem. Filas paralelas de até quatro bicicletas na avenida Pedro Amoroso são constantes. Nesta mesma avenida  falta sinalização para indicar a conversão, falta indicação de local de estacionamento, falta sinalização nas ruas que chegam a ela. 
Poderíamos continuar apontando os problemas do trânsito nesta nossa cidade, o som, por exemplo, é muito grave. Veículos com o som à altura que bem entendem e nada acontece. Mas, espero, honestamente, que providências sejam tomadas. Afinal, queremos uma cidade que esteja em conformidade com a lei, uma cidade onde seus cidadão não corram risco no trânsito, uma cidade efetivamente cidadã.

   As fotos acima mostram cruzamentos sem a devida sinalização desde 2008. 

3 comentários:

  1. Cadê a comissão de trânsito de CRAVINHOS SP????

    ResponderExcluir
  2. Uma cidade desse porte com um trânsito caótico é uma vergonha.
    Vocês deveriam visitar outras cidades para ver exemplos bem sucedidos no trânsito.

    ResponderExcluir
  3. Na rua ADelaide Foutoura de Oliveira castro esquina com a pedro amoroso, também está caótico, os acidentes são constantes...pelo quarteirão comercial,tem dia que não consigo sair da garagem .....ta ná hora da comissão de trânsito começar a "transitar" pela cidade e ver quais mudanças tem que ser feitas...mão única já .........

    ResponderExcluir