quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ter amigos, a origem da amizade.

Imagem: Photographer: renjith krishnan
A origem da amizade e a quantidade de amigos que conseguimos ter.
A revista Super Interessante publicou uma boa matéria sobre amigos e amizade - O que nos tornou amigos. Alguns detalhes já eram conhecidos daqueles que gostam de história, mas no geral sempre há algo para aprender.
O interesse foi o fator fundamental para que a amizade surgisse, as pessoas precisavam se agrupar para realizar caçadas e trazer alimentos para suas famílias, a partir daí surgem as amizades, que começaram a se intensificar principalmente com o surgimento da agricultura quando grupos de pessoas tinham que viver juntos para se proteger. 
Além do fator social existe um hormônio, a ocitocina, ele atua no ser humano desde os tempos mais remotos.  É liberado principalmente quando fazemos novas amizades, contudo sempre que temos contado com amigos esse hormônio atua como um importante estímulo para nossas relações.
A ocitocina faz bem à saúde, ter amigos é algo mais importante do que imaginamos, as amizades fazem-nos viver mais e melhor. Visto que esse hormônio atua no organismo reduzindo os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, diminuindo consequentemente os riscos de doenças cardíacas.
No entanto parece haver um limite para as amizades. O máximo de amigos que conseguimos ter é de 150, nosso cérebro não consegue processar informações sobre nossos amigos se eles ultrapassarem esse número. Talvez a gente não preste a atenção, mas quando estamos com amigos nosso cérebro acessa várias informações que armazenamos deles, personalidade, dias importantes, lembranças de ocorridos, etc. 
Amigos do peito mesmo, os grandes amigos que até pedimos dinheiro emprestado, não passam de 5, aqueles com quem temos empatia (gostamos muito) chegam ao número de 15 pessoas e aqueles amigos que apenas mantemos, conversamos de vez em quando, às vezes saímos, são no máximo 50 pessoas.    
Referência:
Revista Super Interessante fev. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário