domingo, 31 de julho de 2011

Cravinhos, uma cidade pequena em busca de qualidade de vida.

Foto: Alexandre de Freitas/Olhares
Considera-se cidade pequena aquela de até 100 mil habitantes, algumas pessoas têm vergonha de falar que moram em uma cidade pequena. Parece que a cultura de muitos é valorizar cidades grandes, movimentadas, trânsito congestionado, etc.  Creio que é uma ideia que pode e deve ser mudada.
Uma cidade pequena se bem administrada pode se tornar um excelente lugar para se morar. Políticas pública coerentes podem muito bem mudar e melhorar uma cidade, deixá-la mais agradável ambientamente, limpa, trânsito sinalizado, praças bem cuidadas, pessoas educadas, etc.
Cravinhos, em 1900, tinha quase a metade da população de Campinas. Na virada do século XIX para o século XX, Cravinhos tinha 30.050 habitantes e Campinas 67.694 habitantes. Nossa cidade não cresceu populacionalmente, podemos pensar que perdemos com isso, no entanto deveríamos usar essa estagnação populacional em nosso benefício, fazendo de Cravinhos um ponto de referência em qualidade de vida, segurança, cultura e lazer. O fato de não ter crescido populacionalmente deve ser usado como trunfo para políticas públicas. Mas não é apenas o poder público que modifica uma cidade, o povo é peça chave, fundamental na escolha de seus representantes. O poder emana do povo. Povo com vínculo pela cidade e consciência política é povo que causa mudanças positivas.  
A tarefa é difícil, todos são chamados a participar.
Pro Cravinhos fiant eximia.  
Veja abaixo o censo do IBGE do ano de 1900. Obs.: clique na imagem para ampliá-la.
    

3 comentários:

  1. Amigo vereador, o que você me fala desse tal PDT, em Cravinhos isso não Partido Politico e sim uma facção criminosa, vi a materia que circulou no Jornal de Cravinhos e fiquei indignado com o que ali vi escrito, por pessoa de grande indole... Cada vez vejo a coisa pior e pior, e esses (alguns) vereadores achando que são os donos da razão, os donos da cidade e depois ficam indo nessa ou naquele igreja. Pra que??? Se for assim terão que ir em todas, pois os pecados que possuem nem indo ao Vaticando. Cuidado meu povo, devemos pensar muito bem antes de eleger qualquer salafrario para nos representar....

    ResponderExcluir
  2. Caro comentarista...só mesmo dando tempo ao tempo. Rezemos por uma conscientização política da população e dos próprios políticos é depois colheremos os frutos.
    Obrigado pelo comentário nesse espaço. Sua participação é muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Vereador Marquinho e essa FESTA DE PEÃO??? Acho que é muito bem vinda, visto que traz um momento festivo e bem estar da população, mas o que o povo não sabe é que o descaso dos politicos com dinheiro publico, mas isso so acontece porque pro bolso sempre sobra alguns. Foram gastos R$ 70 mil para arrumar o gramado dentre outras obras do campo onde agora vão realizar esta FESTA. E o que ja foi gasto? Depois vão gastar mais R$ 70 mil, destes sobram valores cobrados e que vão para os bolsos de prefeito, vereadores e pessoas com cargo de confiança... Essa mentalidade é o que me deixa indignado queria ver se o dinheiro saisse do bolso desses CORRUPTOS (e isso é o que não falta na Prefeitura de Cravinhos e em outros lugares). Malandros que se passam por anjinho. Peço ao Nobre Vereador que denuncie isso, pois o interesse não é que a festa não aconteça, é que o dinheiro publico seja gasto com consciencia e de forma correta. E parem de beneficiar dono de lojas de tintas, materiais de construção, informática dentre outras... E tenho dito!!!!!

    ResponderExcluir