quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cidades que se ensinam. Bons exemplos a serem seguidos.

Publicado originalmento no site Cravinhos Online. 
Algumas cidades tomam iniciativas que deveriam ser seguidas por outras. Às vezes têm pouco recurso, mas a atuação política é coerente e a sociedade civil ornanizada cobra à altura.
Vejam alguns exemplos abaixo.
Recolhimento de óleo de cozinha em Potirendaba.
A cidade de Potirendaba realiza uma importante ação que visa o reconhimento do óleo de cozinha usado. Esse material, se descartado no meio ambiente, pode provocar alguns impactos. Reconhendo-o o mesmo pode ser utilizado para outras finalidades. Há estudos em desenvolvimento para usá-lo, inclusive, como bio-combustível.
"A Prefeitura de Potirendaba, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente, está realizando várias ações ambientais na cidade e uma dela é a ampliação da Campanha do Óleo para o Bem.
A Campanha do Óleo Comestível consiste na de troca de quatro litros de óleo de cozinha usado por um litro de óleo novo, ou seja, em vez de jogar o óleo fora, colabore com o meio ambiente.
Para trocar, é necessário comparecer na Casa da Agricultura, SAEP, Almoxarifado e nos mercados da cidade. Novos pontos poderão aderir a Campanha.

Meio Ambiente
O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente. Um litro de óleo usado jogado no ralo da pia, além de causar entupimento e desgastes nas tubulações de sua casa, vai parar nos rios e chega a contaminar um milhão de litros de água, poluindo e causando a morte da fauna aquática. Se jogado no solo, leva dez anos para se decompor.
Reutilizar o óleo em frituras forma substâncias cancerígenas. Além disso, o óleo, quando queimado (saturado), provoca aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue e irritação nos intestinos, com riscos de se desenvolver doenças das artérias e do coração."
(Site oficial de Potirendaba)

Qualidade de vida em Cedral.
O município de Cedral equipa praças com aparelhos de academia, são seis praças com "academia ao ar livre".
Essa tendência vem sendo seguida por vários municípios, inclusive alguns com grande população (Ribeirão Preto, São José do Rio Preto) agora é a vez das cidades pequenas notarem que a população contribuinte merece ver esses espaços bem cuidados e aptos a receberam pessoas.
"Outro aspecto apontado pela administração é que áreas urbanizadas também contribuem para o combate à dengue. Terrenos baldios são locais problemáticos, onde geralmente ficam materiais que acumulam água da chuva e servem como criadouro".  (Site oficial de Cedral)
A cidade de Cravinhos tem feito tentativas no sentido de melhorar sua qualidade de vida, isso envolve meio ambiente saudável, ruas limpas, atendimento social as pessoas socialmente mais fragilizadas, etc. Porém, constata-se que ainda falta muito. A questão das praças é perceptível, algumas estão mal cuidadas, sujas, faltam lixeiras e funcionários para manutenção e orientação dos frequentadores.
É muito mormal, especialmente na pracinha do Itamarati, jovens sentarem no encosto dos bancos e colocar os pés onde deveriam sentar. A prefeitura até que limpa, parece que falta conscientização da população.
A proposta seria no sentido de criar um movimento envovendo o poder público e a população através de suas associações, para cuidar melhor de nossas praças, para que elas façam a vez e a função de reunir pessoas concientes com o meio ambinte que frequentam.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário