domingo, 4 de setembro de 2011

Rodeio de Cravinhos - sinais particulares.

No dia 2 começou mais uma edição do rodeio de Cravinhos, tradicional festa que vem se tornando conhecida regionalmente.
Como cidade do interior de São Paulo Cravinhos, dentre outras cidades, tem forte influência da tradicional festa de Barretos, local onde se originou o rodeio no Brasil na década de 1950. O rodeio é uma festa popular, cujos valores "sertanejos" e interioranos são ressaltados. É uma atividade polêmica, uns defendem outros não. Para algumas associações de proteção de animas a prática causa dor e sofrimento aos animas, para pessoas envolvidas diretamente na atividade trata-se de um esporte. 
Notícias de animais machucados na edição da festa do peão de Barretos correram a intenet esse ano. Um bezerro teve que ser sacrificado e um touro saiu da arena com as patas trazeiras imóveis.
Pensando no rodeio de forma mais abrangente, a montaria é apenas uma parte. Numa cidade como Cravinhos, sem muita opção de lazer, a festa torna-se um importante ponto de convergência de várias pessoas que desfrutam da festa das mais variadas formas. Os shows e o fato de por ali estar gente de toda cidade e da região faz da festa um ponto de encontro onde rolam paqueras, namoros, amizades, etc.
Sinais particulares.
No primeiro dia o policiamento e a segurança em geral poderia estar melhor. O grande público dificultava a locomoção, houve pelo menos um caso confirmado de furto. Um jovem de 17 anos teve sua carteira furtada.
Os banheiros, situação difícil de ser melhorada, como sempre estavam mal cheirosos e às vezes as filas incomodavam. Do lado de fora, para estacionar o carro estava muito difícil, ouvi comentários de tentativas de extorção por parte de guardadores de carros. Os quais impunham preços e queriam receber com antecedência. Prática considerada ilegal e que deve ser denunciada. 
Mas a festa continua. Já é tradicional. O que temos de fazer é melhorá-la, para isso um olhar crítico e corente pode produzir bons resultados.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário