sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ex-prefeito boi - populista ou popular?

Devemos olhar melhor e mais longe para entendermos as verdadeiras políticas que prevaleceram em Cravinhos na administração passada.
Um admirador do ex-prefeito de Cravinhos,  José Carlos Carrascosa dos Santos (Boi), escreveu no jornal A Tribuna Regional de Cravinhos que o ex-chefe do poder executivo do município foi popular sem ser populista. Grande equívoco ou ledo engano?
Para nos posicionar sobre tal comentário há a necessidade de conhecermos os termos popular e populista. Com uma rápida consuta a um dicionário constatamos o seguinte:
"Populismo - política que se baseia em angariar as simpatias da classes menos favorecidas da sociedade.
Popular - pertencente ao povo ou relativo ao povo, próprio do povo, comum usual entre o povo." (MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.)
Poderíamos também nos fundamentar no Período Vargas, no qual a política populista surgiu de fato no nosso país. Uma política populista, em breves palavras, caracteriza-se pela dominação, de certa forma carismática, e pelo autoritarismo, disso resulta um contato direto com as massas urbanas, às vezes com a intervenção de partidos e de associações da sociedade civil.
O que expomos acima não é maneiras de se entender, é uma caracterização política. Se levarmos para o lado da subjetividade sabemos que cada um entende o que quer. Mas, de toda maneira, não consiguimos perceber ações popular do nosso ex-prefeito. Vemos, e isto com certeza, ações populistas.
Uma cidade com um trânsito horrível, sem sinalização, um lixão que permaneceu por muito tempo irregular, esgoto que não era tratado, igreja que desmorona, prédios históricos mal cuidados, ausência de equipamentoes sociais como bibliotecas em bairros e áreas de lazer e por aí vai, não pode ter sido administrada por um governo popular.
Agora percebam. O rodeio, a festa de carnaval e festa da cidade são ações populistas. Um governo que oferece um rodeio e demais festas para a população quer ser carismático e levar vantagem diante da má educação de um povo. Um povo sofrido que anda pelas ruas correndo o risco de ser atropelado, um povo que não tem lazer e que via o lixo e o esgoto da cidade sem tratamento. Um governo que não olhou para o passado da cidade,  que não preservou e não conservou seus patrimônios históricos e promoveu uma educação fundamental questionável não pode, de forma alguma, ser popular.O que tivemos foi um governo populista.
Quem analisa a administração passada como popular foi vítima inconsciente ou está mal intencionado. Quem pensa que o ex-prefeito foi popular desconhece até mesmo o sentido da palavra.
Em latim dizemos ignotti nula cupido o que pode ser traduzido como: só se deseja o que se conhece. Se o povo cravinhense não deseja mais que uma nova candidatura do Boi é porque não conhece outras realidades e outras formas de governar. Planos de governo coerentes e sintonizados com as verdadeiras demandas do povo: educação, trabalho, saúde e cultura. É isso que queremos. É por isso que lutamos.

2 comentários:

  1. Vereador eu vejo enorme preocupaçao com o lançamento da candidatura do ex-prefeito boi, deixe o julgamento ficar a conta do povo e veras que tuas falas nao passam a diante pois nao é isso que indicam as pesquisas de opiniao publica, entao acho que deveria usar outra estratégia para isso pois ja tentou na tribuna da camara elogiar essa merda de governante que é o cabelim, para instigá-lo a um possivel racha com o boi eu nao entendo os elogios ao prefeito cabelim e te-lo deixado a secretaria no qual ele o confiou e tecer inumeras criticas ao prefeito melhor avaliado em obras e realizaçoes na cidade de cravinhos e vc bem sabe disso pois nao é bobo e outra coisa esta correndo nos bastidores sobre a votaçao das contas do ex prefeito 2008 e agora qual sua posiçao pois ja foi aprovada pelo tribunal de contas do estado, como será que irá se portar diante deste feito, olha vereador a maior virtude do ser humano é a humildade e o reconhecimento da capacidade do ser humano pense um pouco mais nisso antes de colocar criticas maldosas e com a intençao unica e exclusivamente em tentar se aparecer em cima de uma causa ou situaçao na qual nao existe fundamento e falando coisas que nao sao verdades no caso que o sr foi a tribuna da camara na ultima sessao e chamou o ex prefeito de ditador pare com isso vereador ou ao inves disso pq nao de o direito de o ex prefeito falar tenha respeito com quem fez muito e continuará fazendo por cravinhos, fica meu grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro comentarista, em primeiro lugar agradeço as críticas.
    Quando você diz "maior virtude do ser humano é a humildade" isso serve para todos nós. Talvez o que me diferencia é a coragem de falar de forma crítica. E isso não é maldade. Maldade é inverter a ordem de importância ao administrar uma cidade. Obviamente houve coisas boas que o ex-prefeito fez,mas poderia ter sido muito melhor. Você acha que eu menti ao falar do trânsito de Cravinhos, do lixão, do esgoto que só a pouco tempo foi tratado? Reavalie seus conceitos.
    Eu sou um político e tenha meus posicionamentos. Reafirmo se preciso, sou humilde se precisar,mas...por mais que eu critique nunca vou perder a ternura e o contado com o povo.
    No mais, esse é um espaço democrático, a hora que o ex-prefeito quiser fazer uso dele é só me comunicar.
    Abraços carregados de coerência e coragem.
    Marcos Antônio Capecci Ribeiro.

    ResponderExcluir