quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Número de vereadores em Cravinhos. Manutenção do quadro ou ampliação?

A lei atual permite a ampliação do número de vereadores nas câmaras municipais, no caso da nossa cidade podemos elevar de 9 para 13 vereadores. Como tomar essa decisão? 
Nesse blog já discuti esse assunto e finalizei propondo reflexões, na inteção de agir conforme o interesse da população. Clique aqui para saber quais foram as reflexões feitas.  
Estamos caminhando, e eu estou me posicionando a favor, de continuar com os 9 vereadores que temos. A questão não é o aumento de despesas com os legisladores, pois como vimos anteriormente a lei prevê um percentual fixo destinado aos nossos salários, analisamos que Cravinhos já teve fase em que havia 15 vereadores e nem por isso as coisas eram melhores.
Outro detalhe que descutimos anteriomente vincula o aumento de vereadores a uma maior representação política, mas achamos que a quantidade de 9 vereadores é capaz de representar à altura a população cravinhense.
Que continue com a mesma quantidade de vereadores e que a população possa compor a câmara de maneira coerente, exercendo sua cidadania com inteligência e reinvidicando ações condizentes com a população. Essa decisão tembém reflete uma tendência nacional, muitos municípios optaram por manter o número de vereadores, Cravinhos deve seguir essa tendência. 
No mais, é um assunto que eu gostaria de continuar discutindo. Opto pelos 9 vereadores, creio que aumentar o números de cadeiras na câmara não é a solução mágica tão esperada.   

5 comentários:

  1. Nove vereadores tá de bom tamanho, 13 é número de azar (rsss)

    ResponderExcluir
  2. meu modo de pensar teria 50 representantes pois o valor q vai para camara é o mesmo e garanto q ficariamos muito mais bem representados ..pois os q quer representar mesmo o povo não vai por causa do salario e sim para representar o povo ...

    ResponderExcluir
  3. sabe vereador... o povo nao aguenta mais essas bobajens temos que colocar 100, 1000 ou até 10000 vereadores lotar o barracão de políticos inclusive o próximo prefeito... mais ele tem que sentar do seu lado para dispois esplodir tudooooo...hahaha e qdo o fogo acabar jogar mais gasolina para não sobrar nada ai sim chegamos no número ideial de vereadores.. obrigado...

    ResponderExcluir
  4. Caro comentarista, talvez o fogo ao qual você se refere seja um vazio em sua alma. Não devemos nunca, em nenhum momento,desejar a morte de alguém. Se você reclama dos políticos com certeza se esquece que estamos num regime representativo, é o povo que vota.
    Talvez você não saiba que demorou muito para a humanidade ter esse privilégio, se ainda temos políticos ruins é porque o povo não entendeu a verdadeira arma que tem em mãos - o voto - sou a favor de um regime representativo. Acredito sim na política, não penso em queimar ninguém, adoro a diversidade de ideias e tenho esperança no futuro.
    E nunca se esqueça, somos totalmente responsáveis por aquilo que cativamos.
    Paz em seu coração.

    ResponderExcluir
  5. vereador marquinhos, sou totalmente a favor de aumentar, como já foi citado, 13 é mais dificil de "compor" a maioria e teríamos uma oposição maior, e mais clara, outro ponto, como foi abrangido no jornal local, o sr tonhão foi quem começou com essa idéia alegando aumento nas despesas, vai aí uma idéia pro sr (acho que em vão, pois, não creio que tenha coragem) pq não coloca o aumento a favor e diminui o salário dos vereadores pra 1 salário minimo e seu aumento sempre de acordo com o aumento dado aos funcionários, ouvi isso de um amigo ontem e resolvi postar aqui, segue a idéia!!

    ResponderExcluir