segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Veículos de comunicação em Cravinhos.

O único veículo de comunicação impresso da cidade de Cravinhos é o jornal A Tribuna Regional, tal empresa, não raro, publica assuntos que distorcem a realidade e confundem o leitor desinformado.
O jornal tem a postura de informar a população de forma parcial e falaciosa, as notícias isentam as administrações da responsabilidade dos problemas enfrentados pela cidade, não tem o papel ético e cidadão esperado de uma empresa de jornal. Em síntese, as publicações, às vezes descaradamente, obedecem critérios da administração pública, não visam informar a população e ser um veículo de ações e cidadania capaz de informar seriamente.
É sabido que dificilmente um órgão de impressa não é dendencioso, isso ocorre no Brasil e no mundo. Porém, o que se percebe é uma certa concorrência e até uma disputa entre esses órgãos que geram um conteúdo mais versátil e capaz de denunciar. Haja vista que grandes revistas e jornais às vezes denunciam políticos, empresas e atos ilegais que ganham projeção nacional e a justiça é acionada. Esses empresas prestam um serviço à população, são úteis e dão notoriedade aos atos ilegais.
Aqui em Cravinhos, até onde eu sei, isso é impossível. As informações que nosso único jornal dá são aquelas que agradam a administração. Parece até que Cravinhos é uma cidade sem problemas.
Quando o assunto é a cobertura do poder legislativo da cidade o caso se agrava. O jornal A Tribuna só dá destaque às ações de legisladores da situação, aqueles que tecem críticas, que apontam diretrizes no sentido de mudar, melhorar, fiscalizar e analisar não são notados pelo jornal. Ou seja, não estão na mídia.
Minha proposta é criar um Diário Oficial de Cravinhos. Só assim nos livraremos dessas notícas parciais e tendenciosas desse veículo de comunicação. A autononia desse diário daria maior seriedade na medida em que não haveria necessidade de pagar para um jornal privado para dar publicidade às publicações oficiais. Seria, de certa forma, um corte na manutenção do jornal, visto que o dinheiro público é de extrema relevância para a sobrevivência do jornal A Tribuna Regional. Provavelmente a iniciativa de criar um Diário Oficial do município melhoraria o espaço para empresas jornalísticas concorrentes, uma concorrência saudável e aceitável que produziria resultados excelentes para os cidadãos.
Não dá para abrir o jornal da cidade de Cravinhos e ver um mundo de faz-de-contas. Exitem situações abonináveis que não podem persistir.
Pro Cravinhos fiante ominia.          

2 comentários:

  1. O Chico, dono do jornal, até que é gente boa. Acontece, pelo menos eu imagino, que ele depende das publicações da prefeitura para sobreviver, aí já viu né.
    Vai ter mesmo que publicar aquilo que agrada a administração.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que mesmo com grande atraso o nobre vereador tenha visto tal acontecimento. Infelismente ha certas empresas que se mantem as custas da Prefeitura de nossa cidade. Não sendo somente o Jornal, mas tambem Andraort, Comercial Saggiori dentre outras. Abram os olhos Vereadores e comecem a fiscalizar mais e mais.

    ResponderExcluir